Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Texto: Leitura e Formação do gosto de Maria do Rosário Mortatti

    De acordo com o texto de Mortatti, lendo aprendemos a gostar de ler,de termos satisfação pela leitura e  aprendemos a formar nossa própria opinião sobre a leitura.O gosto pela leitura surgi com o tempo e também com o espaço em que vivemos.
    As escola tem mostrado a necessidade de incentivar a leitura pelos alunos,por isso são elaborados programas para incentivar a leitura em sala de aula.Segundo Mortatti ao escolher dos livros de literatura devemos levar em consideração o gosto dos alunos,pois o alunos tem contato desde muito cedo com texto, mesmo fora do espaço escolar já trazer consigo a formação de leitor.
    A leitura e a literatura são forma de conhecimento.A leitura supõe a decodificação e propõe a imersão no contexto social da linguagem.Caracteriza-se o texto literário,em particular a Literatura Infantil,por um determinado tipo de trabalho lingüístico.
    Ler ajuda a desenvolver as funções psicológicas,a desenvolver o pensamento abstrato,o que pode auxiliar na aprendizagem de todas as disciplinas.Aprendemos a conhecer os conteúdos através da leitura.Com isso o texto literário passa a se  parte integrante da disciplina,estudando sua especificidade.
    O texto literário mexe com a fantasia,com a imaginação contribuindo para uma relação entre situações reais e situações de pensamento.Através imaginação atingimos o prazer máximo.
    A leitura deve se levada para sala de aula,para despertar nos alunos o sabor de ler, por isso o professor tem que lê para os alunos, expondo sua leitura e seu gosto fazendo com que os alunos tenham o desejo de ler.

Um comentário:

  1. O desejo tem a ver com liberdade, imaginação, criatividade, com a capacidade de suscitar paixões, por isso que o melhor caminho para que o aluno crie gosto pela leitura é despertando "o desejo" de ler no aluno.

    ResponderExcluir