
Teresa Colomer é formada em filologia hipônica e filologia catalã e doutora em ciências da educação. Publicou mais de 150 livros e artigos sobre a literatura infantil e juvenil e sobre o ensino da leitura e da literatura, um espaço de três dimensões interrelacionadas que suas obras contribuíram para que fosse estabelecido.Suas publicações obteve vários prêmios como o Rosa Sensa de pedagogia e em 1990 o premio Cecília Meirelles.O melhor livro ortografico de literatura infantil e juvenil em 2004 entre outras tantas obras.
O texto de Teresa Colomer andar entre livros discorre sobre a leitura literaria na escola. Teresa propõe um modelo de pensar e de organizar a leitura de livros em quatro modos diferentes que se crusam entre si, são eles: Ler,Compartilhar,Expandir e interpretar.
Ler Sozinho- a leitura de livros faz a competência literária de meninos e meninas progredir grande-mente. Por isso sempre acreditou-se que ler se aprende. Alguns poucos livros quando bem lidos revela um bom companheiro no aperfeiçoamento da leitura e a leitura de textos extenso relembra a qualidade de um bom leitor.
Ler com os demais- o espaço compartilhado de leitura em grupo,de discussão coletiva em pequenos grupos de leituras,grupos de estudo etc. Está ganhando terreno e parece uma das vias mais interessantes para a fermentar a conciência de pertencer a uma comunidade.
Expandir- A leitura faz parte de qualquer tarefa escolar, através de um romance histórico que acompanha um tema de estudo sociais, a coleção de poemas e jogos de literatura em sala de aula como um desafio construído.
Interpretar- Ler com os especialistas é algo que um leitor de literatura deseja fazer durante toda a vida. A aprendizagem escolar está centrada no espaço pela construção pessoal do sentido. Podemos imaginar por um momento como faixa de situação de um espaço intermediário entre o efeito imediato da leitura pessoal e o acesso ao conhecimento de saberes exteriores. Portanto percebe-se que ler pode ser uma tarefa desde que o leitor tenha interesse pelo conteúdo lido.
Bibliografia:
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