Fazendo a análise de seus textos podemos perceber que as autoras concordam que o gosto pela leitura só se dá pela própria leitura e que se deve deixar o aluno buscar seus próprios textos no qual gostam, mas nem sempre pode ser assim, pois terá um certo momento em que o professor deverá intervir nesse processo de leitura do educando.
Mortatti diz que a aprendizagem é composta por uma fase não expontânea que pressupõe uma intervenção intencional e construtiva , Teresa Colomer também dá uma grande importância ao papel do professor nessa dinâmica, dizendo que ele precisa expandir o desejo do aluno, despertar novos desejos, fazer com que o aluno se sinta motivado a buscar outros tipos de textos.
Concordamos com Mortatti e com Colomer quando elas dizem que o gosto pela leitura se dá pela própria leitura. Como é que o aluno vai gostar de ler se niguém se interessa em mostra a importância de ser um leitor? É importante que eles aprendam a importância de ser um leitor e a partir disso, procure as leituras de seu interesse. Porém não se pode deixar que eles leiam só aquilo que gosta. Nós, principalmente, como educadores, devemos despertar o desejo do aluno conhecer o novo. Assim ele poderá se interessar por outras coisas, ampliando assim seu gosto.
ResponderExcluirObrigado pela visita colegas, e também concordo com Mortatti e Colomer, na importância de fazer com a criança tenha intesse por outras leituras e nesse interesse da criança o professor tem um papel muito significativo que é de ser mediador, de fazer com que a criança tenha novos desejos de leituras, para que ela posssa ampliar seu repertório.
ResponderExcluir