Isabel Solé, professora do departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha ,traz em seu livro "Estratégias de Leituras" que formar leitores autonomos também significa, formar leitores capazes de aprender a partir dos textos, questionar seu conhecimento e modificá - lo , assim o ensino de estratégias de compreeenção contribui para dotar os alunos de recursos necessários para aprender a aprender, mas, como diz Solé (1998, p. 73) é fundamental estarmos de acordo que o que queremos não são crianças que possuam amplos repertórios de estartégias, mas que saibam utilizar as estratégias adequadas para a compreenção do texto. Segundo a autora há algumas questões que o leitor deve formular, cuja resposta é necessária para compreender o que lêm:
- Compreender os propósitos- que tenho que ler? para que tenho que lê-lo?
- Apontar e ativar os conhecimentos prévios relevantes - que sei sobre o conteudo do texto ?
- Dirigir a atenção ao fundamental - qal a informação essencial proporcionada pelo texto? que informações posso considerar pouco relevate?
- Avaliar a consistencia interna do conteùdo - este texto tem sentido?entende-se o que quer exprimir
- elaborar e provar inferencias de todos os tipos - , como interpretações , hipóteses, previsões e conclusões
Nenhum comentário:
Postar um comentário