Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Texto Tchau de Lygia Bojunga

       Lygia Bojunga Nunes é autora de literatura infantil e juvenil. Em 1982, torna-se a primeira autora, fora do eixo Estados Unidos-Europa, a receber o Prêmio Hans Christian Andersen, uma das mais  relevantes premiações concedida para o gênero infantil e juvenil. Funda, em 2002, a Casa Lygia Bojunga, exclusivamente para editar suas publicações. Pelo conjunto de sua obra, em 2004, ganha o Astrid Lindgren Memorial Award, prêmio criado pelo governo da Suécia, jamais antes outorgado a um autor de literatura infantil e juvenil. Sua produção literária caracteriza-se pela transgressão de fronteiras entre a fantasia e a realidade, e aborda questões sociais contemporâneas com lirismo e humor.

        Em seu Livro intítulado com Tchau, ela traz uma história de uma mãe de família que acaba indo embora de casa por estar apaixonada por outro homem , mas antes de decidir ir embora com outro homem, essa mãe tem algumas conversas com sua filha que por sinal ainda é uma criança, seu nome é Rebeca  e ela convive com momentos tensos  e de angustias por saber que sua mãe irá embora. Após discutir o assunto com seu esposo e dizer que vai embora, ele fica triste e com raiva. Rebeca prometeu ao pai que não deixaria sua mãe dizer thau para eles. Ela pedi muito para sua mãe não ir embora, mas de nada adiantou. Então tenta apenas confortar seu pai dizendo que não conseguiu cumprir o que prometeu, mas ela não dexou a mãe levar a mala  e por isso ela voltaria.
      Podemos pereber que a autora procura fazer uma ruptura de tabus  temáticos como por exemplo a separação dos pais  e que muitas vezes não é dito ou explicado a criança o que se está acontecendo.O texto também traz uma reflexão sobre relações humanas, além de trazer um novo tipo de final positivo, não com  desaperecimento do problema mas como aceitação vital por parte do protagonista , que aprendeu a conviver com ele.

Referência Bibliográfica :
NUNES, Lygia Bojunga.Thau.Rio de Jeneiro: Agir. 2002.


2 comentários:

  1. Minha autora Predileta-> Lygia Bojunga Nunes.
    estou fazendo o AEL e falando sobre o seu livro BOLSA AMARELA.beijos.!*

    ResponderExcluir
  2. O livro Bolça Amarela de Bojunga é uma das literaturas que mais me encantou, seu modo de escrever prende o leitor ao texto, ela é concerteza uma das autoras que já admiro MUITO. Abraços.

    ResponderExcluir